SONORIZAÇÃO

Você sabia que a qualidade dos equipamentos e a forma como são distribuídos e gerenciados fazem toda a diferença para que o seu evento seja único?

POR QUE USAMOS CAIXAS DE SOM DA MARCA BOSE?

Veja a foto e perceba que as caixas de som são quase imperceptíveis! Esse é um dos motivos para utilizarmos caixas de som da renomada BOSE.

O seu design delicado evita a poluição visual do ambiente, de forma que a decoração seja a protagonista e os equipamentos sejam notados apenas por sua qualidade.

Bom senso e conhecimento técnico são fundamentais para a escolha do posicionamento das caixas, assim todo o local é contemplado com um bom som. Os cabos são cuidadosamente posicionados, para não atrapalharem a passagem das pessoas nem a organização.

Nossa sonorização é direcionada para eventos de pequeno porte, como cerimônias de casamento e receptivos.

Na parte superior, seis falantes são projetados para gerar uma distribuição sonora de quase 180 graus (duas ou mais caixas comuns seriam necessárias para se obter a mesma projeção sonora de uma L1 Compact).

Repare que cada falante é direcionado para um lado diferente, o que é uma inovação dessa marca para que todos escutem o som de forma equilibrada. Utilizando caixas comuns, quem fica na frente do equipamento escuta muito alto e quem está ao lado escuta muito pouco.

Na base do equipamento, um subgrave com altíssima precisão. (saiba mais)

NEM MAIS, NEM MENOS… EQUILIBRADO!

Algo extremamente desagradável é um som muito alto ou muito baixo, certo?

Isso é muito recorrente em diversos eventos, por falta de alguns cuidados extremamente básicos.

Veja ao lado:

Mesa de som PreSonus, usada pelo Musica Mundi.

O CAMINHO ATÉ A CAIXA DE SOM:

• Antes de chegar na caixa de som, cada instrumento é inserido de forma separada em uma mesa de som.

• Na mesa de som controlamos parâmetros como volume, efeitos, compressão, entre outros.

• Esse equipamento ainda nos possibilita gravar cada instrumento de forma separada para podermos editar (mixar) esse áudio no estúdio, posteriormente.

(saiba mais)

 

Levar para eventos ao vivo o conhecimento adquirido dentro do estúdio, gravando e mixando diariamente durante alguns bons anos, nos dá a tranquilidade para oferecermos aos nossos clientes um serviço de sonorização planejado. Além disso, é claro, com a garantia da qualidade que prezamos tanto no Música Mundi.

Assim como no vídeo ao lado, para que a música do seu evento seja ouvida com qualidade por todos os seus convidados, embelezando o momento em questão, alguns cuidados devem ser tomados.

Veja abaixo:

CUIDADOS PRÉVIOS

– Quantidade de convidados: Todo material absorve o som (principalmente os porosos, como roupa), ou seja, quanto mais pessoas no local é necessário uma potência sonora maior.

– Local aberto ou fechado: Local fechado gera rebatimento do som e isso exige menor potência sonora. Ex: Cante dentro de um banheiro. Sua voz ficará com muito mais volume, certo? Isso não ocorre em um local aberto, pois praticamente não há rebatimento e o som emitido se perde mais facilmente. Por isso é necessário que os equipamentos de som tenham maior potência nesse tipo de ambiente.

– Formação instrumental: Um grupo com 2 ou 10 músicos exige cuidados completamente diferentes. Uma formação maior exige mais microfones, cabos, tempo para checar o som e outros procedimentos.

CUIDADOS NO DIA

– Situação: Em uma cerimônia de casamento o som deve ser muito equilibrado e o volume sonoro super controlado, já que as pessoas ficam em silêncio. Agora pense em um show de rock, com mesma quantidade de pessoas. O som também deve ser equilibrado, porém 5 vezes mais potente.

– Particularidades de cada instrumento: Instrumentos geram quantidades de volume sonoro completamente diferentes um do outro em determinadas frequências. Da mesma forma, os microfones têm suas características próprias, “escutando” mais ou menos algumas frequências. A combinação entre microfone e instrumento deve ser feita com muita sabedoria para que a característica de um não seja incompatível com a do outro.

– Responsável com conhecimento de áudio: O mais importante de tudo é ter um responsável com muita experiência para posicionar bem as caixas, mixar os instrumentos e equalizar o som de forma que tudo fique equilibrado com o ambiente.

PARA OS INTERESSADOS, COLOCAMOS AQUI UMA LISTA COM OS MICROFONES QUE USAMOS COM MAIOR FREQUÊNCIA:

PARA DÚVIDAS E ORÇAMENTOS DE SONORIZAÇÃO, ENTRE EM CONTATO!